sexta-feira, 16 de julho de 2021

Educação Continuada


Existem diversos autores que abordam o conceito de educação continuada, podemos citar Delors (2003); Freire (1996); Pereira (2011); Mali (2013); Peres et all (2013); Wengzynski e Tozetto (2012) entre outros tantos, de forma geral ela aborda a continuação da educação seja nas esferas profissional, acadêmico ou  a nível de interesse pessoal.

A proposta é simples, “nunca saberemos tudo, mas podemos nos atualizar”, “podemos melhorar e expandir o quê aprendemos seja na escola, no serviço, em nossa família, comunidade ou até mesmo sozinhos” e “nunca é tarde para se aprender”,  para tanto os modelos adotados podem ser nas modalidades presencial ou a distância. (EaD).

Lembrando da presente pandemia do SAR-COVID 19, a modalidade EaD,  tornou-se uma opção que além de educar,  auxiliar como terapia, pois “ocupar a mente”, auxilia as pessoas à combater o isolamento e a tristeza, assim o individuo consegue ferramentas para crescer profissionalmente e inclusive como pessoa, pois tem possibilidade de aprender com outras experiências de vida, seja de professores ou colegas de curso.

As formas de interação com os conteúdos estudos, podem ser de forma síncrona (que permite a comunicação em tempo real, por exemplo por chats, vídeo ou webconferências e aplicativos como o hangout, Whatsapp, Zoom,  Skype entre outros) e assíncrona (em que não é necessário o acesso das aulas e atividades em tempo real), podem ser acessadas em plataformas de aprendizagem, aulas gravadas ou mesmo no formato de recebimento por correspondência e através de apostilas ou livros.

A proposta de educação continuada, poderá ser iniciada após ou conjuntamente com cursos de formação, pois tem a possibilidade de abordar temas que não sejam contemplados diretamente na formação do individuo, mas que o auxiliem em algumas áreas em que tenha necessidade ou interesse de aprendizado.

Para muitas profissões, a educação continuada pode representar incrementos salariais direta ou indiretamente, por exemplo, no seu plano de carreira (como pontos para ser promovido mais rápido), ou mesmo a possibilidade de mudança de atividade, como aquele profissional que trabalha em uma empresa ou organização que labora na esfera operacional (a chamada atividade fim)  pode abrir caminhos para outras esferas por exemplo administrativas, ou atividades meio, da mesma forma poderá ter a  possibilidade de especializar-se em determinado serviço, que carece de mais conhecimentos específicos.

Como explanado no inicio do texto, além da perspectiva de ganhos materiais, a educação continuada pode auxiliar para o crescimento da pessoa, a busca de uma melhor qualidade de vida e preenchimento de um vazio, que por vezes nem nós mesmos sabemos explicar do que se trata, mas a apresentação de novos conhecimentos faz com que tenhamos novas perspectivas e que venhamos a parar um pouco o nosso dia a dia, para meditar e traçar novos objetivos e sonhos.


Fonte: Andrei Francisco Fernandes – Mestrando do PPGInfo/UDESC

Nenhum comentário:

Tecnologia aplicada à saúde: transformando a prática profissional   A tecnologia tem sido uma grande aliada da saúde, possibilitando ao ...